Veterinário em casa – Como o mercado pet está se adaptando a pandemia!
Os veterinários em casa estão se tornando uma tendência no mercado e é um serviço que promete continuar!
Com a pandemia da COVID-19, muitos comércios precisaram ser fechados e as pessoas precisaram ficar de quarentena, isoladas dentro de casa. Com isso, os estabelecimentos que permaneceram abertos, considerados essenciais, também foram se adaptando. Supermercados e padarias que ainda não entregavam, começaram a realizar delivery; psicólogos, começaram a fazer vídeo conferências, assim como os médicos. Com todos os comércios e clínicas se adaptando de alguma forma, não poderia ser diferente com os veterinários.
Para oferecer e manter a qualidade dos seus serviços, os médicos veterinários começaram a realizar as suas consultas nas casas dos donos do pet, mas com o distanciamento social, isso é possível? Como eles estão examinando os animais? Continue lendo o conteúdo da TudoVet e confira!
Pode realizar consultas em casa durante a pandemia?
Contudo, caso siga todas as orientações de cuidados, tanto o veterinário quanto o dono do pet, de manter a distância aceitável de dois metros, usar a máscara de proteção, higienizar com álcool em gel, não manter contato com toque, entre outros cuidados recomendados, há a possibilidade de realizar a consulta do animal em casa, uma vez que ao contrário, no consultório, também teria que realizar os mesmos procedimentos de higiene.
Mas se há a possibilidade da consulta veterinária em casa, como funcionará os exames?
Para realizar a consulta online, muitos veterinários estão utilizando aplicativos próprios ou até mesmo as redes sociais para realizar a triagem. Assim, o dono do animal terá que selecionar o serviço pelo aplicativo ou Whatsapp do veterinário, onde um bot colherá as primeiras informações como o nome, idade, raça e atendimento necessário.
Alguns minutos ou horas depois, o veterinário entrará em contato com os donos do paciente para realizar uma entrevista, onde colherá mais detalhes sobre ele para entender quais tipos de equipamentos, kits e medicamentos serão necessários para a realização da consulta. Depois, um agendamento é feito e, geralmente, em 24 horas o veterinário fará a visita para examinar o paciente.
Além disso, esse contato inicial entre o médico veterinário e os donos dos animais, também servirá para identificar se é uma situação emergencial ou não. Caso seja, ele falará quais são os primeiros procedimentos e cuidados que podem ser feitos para que o pet não corra risco de vida.
A tendência é que o veterinário em casa aumente ainda mais
Na pandemia, esse procedimento tem ajudado muitas pessoas, mas isso também pode continuar e aumentar quando ela acabar. Muitos cachorros e gatos ficam doentes, mas às vezes seus donos não tem como levá-los ao veterinário. Um dos maiores motivos para que isso aconteça é que muitos ainda não possuem ou não querem possuir automóveis, ficando apenas com uma bicicleta e serviços de aplicativos ou transporte público quando precisam ir em um lugar mais longe.
Contudo, apesar de existir serviços de carro por aplicativos, muitos motoristas não levam animais, algo que também não são obrigados a fazer. Isso faz com que esses donos, quando seus pets adoecem, não consigam levá-los para uma consulta. Por esse motivo, a tendência é que a solução do veterinário em casa, assim como diversos outros serviços que continuaram ser oferecidos durante a pandemia, continue sendo uma ótima solução para a sociedade e cresça ainda mais.
Equipe TudoVet